sábado, 7 de agosto de 2010

Os herbicidas em espaços verdes urbanos

                          imagem CML

Os herbicidas são um problema que pode ser letal para a saúde humana e animal, atacando directamente a biodiversidade. É necessário requalificar os nossos espaços verdes de forma a livrarmo-nos das acções químicas que podem matar animais, contaminar lençóis freáticos e serem responsáveis pelo desenvolvimento de doenças graves, como insuficiência renal, hepática e cardiaca, quer em adultos quer em crianças.

São comuns os animais domésticos que sofrem envenenamentos por se purgarem com ervas contaminadas nas zonas verdes próximas às nossas casas, mas não são apenas os herbicidas, os raticidas colocados junto às sarjetas são também perigosos, uma vez que acabam por serem transportados nos pêlos e patas dos animais que durante a sua higiene os ingerem, ao lamberem-se. A existência deste tipo de produtos provoca incompatibilidade com os nossos animais de companhia por se tornarem inexistentes os locais seguros para os passear. Também os pastores urbanos, já raros nos tempos que correm, vão sucumbindo por falta de espaços verdes não contaminados, umas vez que os herbicidas são também aplicados nas porções de solo existentes perto das estradas.

A manutenção técnica e térmica para controlo das ervas daninhas, é uma aposta presente em países prósperos como a Dinamarca combatendo assim o uso de herbicidas.



             Hyde Park em Londres
             London Photo (c) Linda Garrison


É importante reter que as ervas e plantas que crescem espontaneamente não são obrigatoriamente inestéticas, é necessário reaprender e apostar nos jardins biodiversiveis, compreendendo que a importação da relva deve ser comedida,  preservando o nosso ecossistema, uma vez que não temos o clima existente nos jardins de Londres que por motivos naturais não necessitam de qualquer sistema de rega, mas no nosso clima mediterrânico as coisas já não se processam desta forma, levando a gastos excessivos de água, e à contaminação dos solos por uso de fertilizantes químicos. É ainda importante reter os benefícios na aposta em jardins biodiversíveis; não só são muito mais económicos pois não são necessários tantos “sacrifícios” para os manter sustentáveis, como não necessitam dos gastos de água que um jardim “importado” requer.

Se a nível dos espaços urbanos os herbicidas apresentam estes perigos, imagine as consequências do uso destes mesmos químicos em produtos hortícolas e frutícolas, uma vez que é comum a aplicação de herbicidas por aviões agrícolas contaminando indiscriminadamente e atacando toda a flora e por consequência toda a fauna existente.


Sugestão: artigo da Quercus

1 comentário:

  1. seria muito bom que voltasse-mos à primitiva agricultura haveria mais pessoas com emprego e mais saude

    ResponderEliminar