quarta-feira, 21 de julho de 2010

Ameixas em Julho




Julho é o tempo de ceifar o feno, que será usado para tapar os morangueiros e protege-los do tempo frio, também é importante para alimentar animais e para a compostagem.

Mas também é tempo de fruta, e na nossa quinta é tempo de ameixas. Depois dos damascos foram elas que encheram algumas caixas e que nos sujaram os pés enquanto tentávamos chegar ao galho mais alto.

As ameixeiras ou ameixoeiras pertencem ao género e subgénero Prunnus, são da família das Rosáceas e podem ser roxas, vermelhas ou amarelas, o caroço é praticamente liso e é rica em açúcar, sais minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio) é também uma fonte de fibras, e de vitaminas C e B, e além de tudo é muito saborosa e sumarenta ideal para as tardes quente de Julho, em especial quando acabada de colher da árvore. O nosso ameixial tem oito árvores mas é bem provável que venha a aumentar.
A nossa espécie é a ameixeira europeia, também conhecida por prunus doméstica, é provavelmente oriunda do Sul do Cáucaso e foram os gregos e os romanos que as trouxeram até nós. Esta espécie exige o frio hibernal, o que influência a sua distribuição geográfica.





 

Sem comentários:

Enviar um comentário