domingo, 3 de abril de 2011

Livraria do Lavrador

Aos mestres e aos discípulos...

« ... Dos jovens nascidos de familias agricolas que permanecem fiéis ao horizonte natal, poucos são os que podem procurar a escola distante. Por isso necessário se torna que a escola vá ao seu encontro e, abandonando fórmulas rigidas, se disperse e multiplique em focos avulsos e se insinue pelos pequenos nícleos de população rural, conquistando os espíritos, esclarecendo as aptidões e despertando as vontades para iniciativas fecundas...»

Mário Veríssimo Duarte, Conhecimentos da Natureza para o Curso Complementar de Aprendizagem Agrícola, 2ª Edição, 1962

Gosto de livros velhos, prefiro até as edições mais velhinhas, às últimas. Folhas esfolheadas, folhas amarelecidas com o tempo, que foram de outros. Estes vieram porque não lhes resisti, o da esquerda é da década de 60 usado no ensino complementar agrícola, fala-nos dos fenómenos atmosféricos, viaja por geologia percebendo o que é lavrar, as camadas pelas quais a terra agrícola é composta, na biologia passamos pelo bichinho da seda, pela cabra, o coelho, pelas plantas, as abelhas... e passa também pela física, o sistema de forças, onde os exemplos nos são dados com o carrinho de mão que temos que levar ou a faca de cortar bacalhau. E a capa deslumbrou-me, é das oficinas gráficas da Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis.

Depois vem o livro da década de 20, um livro de trabalho, marcado com manchas do uso, meio enrolado pela humidade de uma suposta mesa onde se produziu manteiga ou queijo ou ainda se aprendeu a acondicionar o leite. Este será para uso directo no processo que quero fazer da produção da manteiga e queijo, faz parte das publicações do Lavrador, e era o numero XLI, a quem encontrar mais números destas publicações não se faça de rogado e diga. Eu e o Voo do Arado agradecemos!








Sem comentários:

Enviar um comentário