domingo, 13 de fevereiro de 2011

Cobertores de Papa ou Mantas Lobeiras




Os Cobertores de Papa eram os preferidos das nossas avós para nos aquecer nas noites frias de Inverno e eram também usados pelos pastores que protegiam-se assim do frio da madrugada.

São produzidos no concelho da Guarda num sítio chamado Massainhas, só já existe uma única fábrica, a única em todo o Portugal. O tecelão é um senhor com 77 anos, que fala dos tempos em que os cobertores eram exportados para o Brasil ou para a África do Norte, que conta como era fácil encontrar a lã churra usada para estas mantas lobeiras, uma lã mais comprida, grossa e macia que permite ao cobertor ter depois o seu aspecto característico com pelinho, mas hoje em dia já não é assim e apenas consegue encontrar alguns quilos desta lã. A ovelha churra é oriunda de Idanha-a-Nova, Monsanto e Medelim mas encontra-se também em extinção.
Na fábrica, o tear é de madeira, tece estes cobertores que depois de cortados vão aos pisões para feltrar e depois são cardados sendo por fim secos. Temos no fim os nossos cobertores que pesam, em média, três quilogramas e medem 170cm de largura e 240cm de comprimento.

Obrigado Sr. José Freire por continuar a dar vida aos nossos Cobertores de Papa.


                                Cobertor de Papa Branco, 70€

                                Cobertor de Papa Riscado, 75€





2 comentários:

  1. Tenho 51 anos,lembro me bem destes cobertores,a minha mãe tinha alguns,recordo o seu quentonho e o seu peso.
    Pena que se deixe acabar,primeiro as ditas ovelhas e depois os cobetores.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Gostaria de saber se existe alguma forma de adquirir uma destas mantas. Obrigada

    ResponderEliminar