quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Primeiro a branca depois a preta….

Circulo de Juan Fernandez, el Labrador, Séc. XVII   fonte: MatrizPix

De norte a sul, no mês de Setembro dá-se a colheita da uva. Os tons quentes do Outono aproximam-se, os figos maduros, os bagos dourados e pretos... e num singelo acto de colher toca-me na fronte a luz poente…


A videira é das plantas frutíferas mais conhecida desde a Antiguidade, estando presente em fosseis pertencentes a períodos geológicos anteriores ao surgimento do homem.
É provavelmente originária da Ásia tendo sido introduzida na Europa pelos Gregos, mas é aos Romanos a quem se deve o abastado comércio vinícola, enchendo as paisagens mediterrânicas de videiras. O vinho surge quase que instintivamente, as uvas eram delicadas e rapidamente se decompunham, por outro lado o alto teor de açúcar que contêm faz delas um fruto excepcional uma vez que aliado à fermentação gera uma bebida com teor alcoólico variável, nasce o vinho de fruta mais conhecido e apreciado, o vinho de uva.

Ilha do Pico, Portugal

A vindima ocorre sazonalmente, sobretudo no mês de Setembro. Em outros tempos as quintas enchiam-se de gentes que vinham ajudar na colheita, vinham de ranchos locais e da boa vizinhança, serviam-se de uma tesoura e de um cesto de vime. Com o tempo os cestos de vime foram sendo substituídos por "cestos" de chapa zincada e por fim de plástico.
As vinhas também sofreram alterações, deixaram de surgir de forma desordenada para dar lugar a cepas alinhadas e com carreiros com largura suficiente para a passagem de máquinas agrícolas, maquinas essas que vieram substituir grande parte do trabalho feito por gentes e vagarosos carros de bois. 

Sem comentários:

Enviar um comentário